18 de novembro de 2009

JESUS CRISTO REI


CRISTO REI
(3ª Parte)
Jesus reina
Onde está o reino de Jesus? Onde Jesus reina de fato? - Jesus reina onde a vida das pessoas é vivida de acordo com seus ensinamentos, e onde essas pessoas “organizam, orientam, dão a direção correta” a todas as coisas, na família, no trabalho, na profissão, na comunidade, na sociedade. Ali Jesus reina, ali Ele é rei.
Quando alguém pode dizer que Jesus é “seu” rei e que reina em “sua” vida? – Quando essa pessoa crê em Jesus vivo, procura viver de acordo com seus mandamentos, ensinamentos e conselhos, quer em sua vida pessoal, quer na família e na comunidade. Essa pessoa, então, procura orientar seu modo de pensar, de falar, de julgar, de agir, de trabalhar, enfim, de viver, sempre de acordo com as orientações de Jesus. Essa pessoa tem o “Reino de Deus dentro de si”, como disse Jesus. Jesus reina em sua vida. Jesus é seu rei.
Quando Jesus é rei e reina em uma família? – Quando os membros da mesma crêem em Jesus, vivem de acordo com Seus ensinamentos e organizam a vida familiar conforme as orientações de Jesus. Quando os esposos se amam, são fiéis, sabem perdoar-se, procuram educar seus filhos nos caminhos de Jesus, da verdade, do bem, numa hierarquia de valores cristãos. Quando os filhos amam, honram, são obedientes e bons colaboradores para o bem da família. Quando os irmãos se amam, respeitam e se promovem na caminho do bem. Quando nessa família se cultivam os valores cristãos em relação aos estudos, à profissão, à comunidade, aos empregados etc. Essa família está no reino de Deus, porque ali Jesus é rei e reina.
Quando Jesus é rei e reina em um colégio católico? – Quando ali há uma estrutura organizada de evangelização, a fim de que Jesus seja conhecido, acreditado, obedecido e seguido pela direção do colégio, ao menos pela maioria dos professores, dos funcionários e dos alunos. Quando ali se procura criar um ambiente favorável à hierarquia dos valores e dos costumes cristãos. Quando o colégio procura estender sua ação evangelizadora aos pais dos alunos e às famílias dos professores e funcionários. Quando se cumprem as leis civis e os direitos de todos. Onde, além da justiça, se cumpre a caridade para com os que dela tem necessidade. Ali está o reino de Deus, e Jesus é rei e reina por seus ensinamentos e mandamentos acolhidos e cumpridos.
Poderíamos nos perguntar: quando Jesus é rei, reina, e o reino de Deus está numa loja?... Numa fábrica?... Num clube social?... numa associação?... Num movimento de Igreja?... Numa câmara de vereadores, de deputados estaduais ou federais?... Num tribunal de justiça?...
O reino de Deus, o reino dos Céus está onde Jesus é conhecido, acreditado, obedecido, seguido, e onde toda a vida das pessoas e todos os relacionamentos com Deus, com as pessoas e com as coisas criadas são organizadas, orientadas, direcionadas de acordo com os ensinamentos do Divino Mestre. Ali Jesus é rei e reina. E é por isso que ali está presente o Reino.
O reino de Deus sempre começa dentro do coração das pessoas. Aliás, Jesus disse:”O reino de Deus está dentro de vós!”(Lc 17,21) Objetivamente falando, nos cristãos o reino de Deus se inicia no Santo Batismo, quando, pela in-habitação do Espírito Santo, a Trindade vem ali morar. Mas ele se inicia em “gérmen”, como uma semente de uma fruta que é plantada e que precisa desabrochar e crescer até produzir frutos. O gérmen do reino dos céus desabrocha quando a família é religiosa, transmite o dom da fé aos filhos, evangeliza, catequiza e forma seus membros de acordo com os mandamentos e ensinamentos de Jesus. Ali nesses coração está presente o reino de Deus, Jesus é rei e reina de fato.
O reino de Deus se inicia aqui na terra, enquanto vivemos nossa vida cristã. Mas ele continua e “se consuma” na vida eterna, no Reino dos Céus. Quem vive no reino de Deus aqui, vai continuar a viver no reino dos Céus, na eternidade.

Marcadores:

2 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Teste de Comentário
Eu

26 de novembro de 2009 17:52  
Anonymous Io disse...

Teste de Comentário

Io

26 de novembro de 2009 17:55  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial