2 de dezembro de 2009

AS CORES NATALINAS

AS CORES NATALINAS

O VERDE

O verde, na natureza vegetal, indica a presença de vida. Por exemplo, uma árvore verde, uma folhagem bem verde, a grama verde. Aliás, já foi explicado que o pinheirinho deve ser verde, sinal de sua vida e vitalidade, mesmo no inverno cheio de neve. A cor verde, portanto, simboliza a vida verdadeira e eterna que Jesus veio nos trazer.
O verde é, também, a cor da esperança. Todo verde usado na decoração do Natal representa a grande esperança de libertação, de cura, de vida melhor, de bons desejos de amor, de paz e de alegria. Toda essa esperança nos foi dada por Jesus, com sua vinda no Natal. A presença de Jesus entre nós nos enche de sempre novas esperanças. O verde simboliza, também, a grande esperança da vida eterna, a qual nos foi prometida e garantida por Jesus.

O BRANCO

O branco simboliza a paz que Jesus veio trazer a todos os seres humanos de boa vontade. Essa paz veio com Jesus, no Natal, porque ele fez "as pazes", fez a grande reconciliação entre Deus e os seres humanos, fez as pazes entre as pessoas, e da própria pessoa consigo mesma. Quem aceita Jesus vivo em sua vida, passa a estar em paz com Deus, com os irmãos e consigo mesmo. O branco simboliza esta maravilhosa paz, trazida por Jesus no Natal.
O branco representa, também, a pureza de vida que o cristão deve viver. Aceitando Jesus que vem no Natal, a pessoa passa a viver uma nova vida, longe de toda espécie de vícios, de misérias, de erros e pecados.

O AZUL

O azul, cor do firmamento, lembra o Céu. Sim, lembra o Céu, onde está Deus, onde se encontram: nossa Senhora, os Santos, os Anjos, e nossos antepassados que se salvaram. O azul lembra a vida eterna, a felicidade eterna junto de Deus, para onde Jesus quer nos levar.
O Azul lembra, ainda, o manto da Virgem Maria, Mãe de Jesus. Lembra, portanto, a própria vida eterna já conquistada por nossa mãe celeste.

O VERMELHO

O vermelho é a cor do coração e do amor. O vermelho utilizado nas decorações natalinas simboliza, antes de tudo, o amor de Deus por nós. O amor de Deus Pai que nos criou, nos adotou como filhos, e nos ama como se fôssemos filhos únicos. Simboliza o amor de Jesus que veio nos salvar, nos ama a cada dia, e continua fazendo acontecer em nós a necessária salvação pessoal. Simboliza o amor do Espírito Santo que mora dentro de nós e nos santifica. Simboliza o amor que devemos cultivar e manifestar a Deus, aos irmãos todos, e a nós mesmos.
O vermelho simboliza, ainda, o sangue de Jesus, derramado na cruz para nossa salvação. Jesus veio para nos libertar, curar, salvar. Ele o fez dando sua vida, aceitando a dolorosa morte na cruz, derramando todo o seu sangue. Jesus, a quem celebramos no Natal, continua presente em nosso meio, fazendo acontecer progressivamente a nossa salvação para a vida eterna.

O DOURADO E O PRATEADO

As cores douradas e prateadas, tão presentes nas decorações do Natal, são portadoras de um belo simbolismo. O ouro e a prata são metais preciosos. Objetos de ouro ou de prata são presentes valiosos, oferecidos a pessoas muito queridas e importantes para nós. Os reis e rainhas, os governantes e poderosos usam sempre esses metais preciosos.
No Natal, ouro e prata, dourado e prateado, simbolizam a grandeza de Deus, a majestade divina que se oculta sob as aparências do Menino do Natal. Simbolizam que o Menino do presépio, que agora é Jesus vivo, aniversariante do Natal, é Deus, é merecedor de toda honra e glória. É merecedor de presentes valiosos, preciosos, como: nosso amor profundo, nossa fé viva e cultivada, nossa vida muito bem vivida, nosso amor dedicado aos irmãos.
As cores douradas e prateadas nos levam a reconhecer, em Jesus, sua divindade e sua grandeza, sua dignidade e sua honradez.

Marcadores:

1 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

È Pe.realmente é muito dificil se dá o perdão.
Mais eu pergunto ao Sr.se estas pessoas que preciso perdoar não
moram mais na cidade que estou,me devo pedir perdão junto ao SANTISSIMO SACRAMENTO?
Eu vos agradeço e que DEUS nos proteja.

26 de janeiro de 2010 12:01  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial