14 de junho de 2013

AS VERDADES DA FÉ CATÓLICA

A  REVELAÇÃO  DA  TRINDADE
            O mistério da Santíssima Trindade só pôde ser conhecido porque Deus mesmo se revelou. Foi Ele quem nos contou esse incrível segredo da existência do Deus Uno e Trino.
            A invocação de Deus como Pai é conhecida em muitas religiões. A divindade é considerada, muitas vezes, como pai dos deuses e dos homens. Em Israel, Deus é chamado do Pai, enquanto criador do mundo. Deus é chamado de Pai, mais ainda, em razão da aliança que Deus fez com seu povo.
            Ao designar Deus com o nome de Pai, a linguagem da fé designa dois aspectos: 1º Que Deus é a origem de tudo e a autoridade transcendente, e 2º que a bondade e o amor de Deus para com todos os seus filhos são divinos.
            No entanto, Deus não é apenas Pai enquanto é o Criador, ou porque adotou os batizados como filhos seus, mas antes de tudo, e de forma verdadeira, Ele é Pai por ter gerado, na eternidade, o seu Filho único. Deus é Pai desde toda a eternidade, pois Ele gerou o Filho na eternidade. Mesmo se não houvesse seres humanos na Terra, Deus seria Pai por ter gerado o Filho eterno. “Ninguém conhece o Filho senão o Pai, e ninguém conhece o Pai senão o Filho,e a quem o Filho quiser revelar.(Mt 11,27)
            Foi o Pai quem nos revelou que Jesus é o seu Filho eterno. No Batismo de Jesus, no Jordão, do alto dos céus, o Pai exclamou: Este é o meu Filho muito amado no qual ponho toda a minha afeição(Lc. 3,22) E no Monte Tabor o Pai também falou do meio da nuvem e disse” Este é o meu Filho muito amado no qual ponho toda a minha afeição, escutai-o”(Mt 17,5)
            Foi o Filho, Jesus, quem revelou o Pai. Já aos 12 anos, no templo de Jerusalém, Jesus disse à sua mãe:”Não sabíeis que devo ocupar-me com as coisas de meu Pai?”. Depois, em suas pregações, o Filho Jesus falou muitíssimas vezes de seu Pai. O Filho Jesus era um apaixonado por seu Pai.          Em Mateus, Jesus fala 70 vezes do Pai. Em Marcos Jesus fala 22 vezes do Pai. Em Lucas, Jesus fala 62 vezes do Pai. E em João, Jesus fala 118 vezes do Pai. Vemos, pois, toda a revelação a respeito do Pai eterno nos quatro Evangelhos.
            Foi o Filho Jesus quem nos revelou o Espírito Santo. Diversas vezes, nos Evangelhos, Jesus nos fala sobre o Espírito Santo. Em Mateus 28,19 Jesus deu a ordem: “Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” . Em Marcos 3,29 Jesus declarou: “Mas todo o que tiver blasfemado contra o Espírito Santo  jamais terá perdão Em Marcos 13,11 Jesus garantiu. “Quando vos levarem para vos entregar, não premediteis no que haveis de dizer, mas dizei o que vos for inspirado naquela hora; porque não sois vós que falais, mas sim o Espírito Santo”. Em Lucas 11,13 Jesus disse: Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai celestial dará o Espírito Santo aos que lho pedirem. Em João 14,26  Jesus disse: Mas o Paráclito, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ensinar-vos-á todas as coisas e vos recordará tudo o que vos tenho dito”. Em João 20,22, Depois dessas palavras, soprou sobre eles dizendo-lhes: Recebei o Espírito Santo”.
            O Espírito Santo, por sua vez, sempre revela o amor do Pai e a salvação de Jesus. Em Romanos 5,5 está escrito: “E a esperança não engana. Porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. Em 1 Coríntios, 12,3  Está escrito: “Por isso, eu vos declaro: ninguém, falando sob a ação divina, pode dizer: Jesus seja maldito e ninguém pode dizer: Jesus é o Senhor, senão sob a ação do Espírito Santo”.

            Portanto, todo o mistério Trinitário foi uma maravilhosa revelação do próprio nosso Bom Deus. E nós, pela fé, cremos firmemente neste mistério grandioso e glorioso.

2 Comentários:

Anonymous yanese disse...

Que maravilha é o nosso DEUS!!!
A ELE TODA HONRRA, TODA GLORIA E TODO LOUVOR.

14 de junho de 2013 22:23  
Anonymous Yara Barbosa disse...

Acho maravilhoso ver matéria sobre a Santíssima Trindade, assunto que a meu ver anda meio esquecido até pelos sacerdotes !

16 de junho de 2013 20:43  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial