14 de julho de 2013

AS VERDADES DA FÉ CATÓLICA

CREIO 
NA RESSURREIÇÃO DA  CARNE
Em nossa profissão de fé católica, nós proclamamos que cremos firmemente na “ressurreição da carne”. O termo “carne” significa “corpo humano”, o nosso corpo mortal. Essa verdade de fé diz que, depois de nossa morte, quando nossa alma tiver deixado o nosso corpo mortal e tiver voltado para Deus, o nosso corpo haverá de ressuscitar, para que ele também participe da glória eterna.
            A verdade sobre a ressurreição dos corpos foi sendo revelada, desde o Antigo Testamento. O povo da antiga aliança depositava sua fé e sua esperança na ressurreição dos mortos. Em Macabeus encontramos viva essa esperança. “O Rei do mundo nos fará ressurgir para uma vida eterna, a nós que morremos por sua lei (2Mc 7,9) É desejável passar pela mão dos homens, tendo da parte de Deus a esperança de ser um dia ressuscitado por Ele” (2Mc 7,14)
            Os fariseus, a seita religiosa que existia antes de Jesus e no tempo de Jesus, professava firmemente a crença na ressurreição dos mortos.
            No Novo Testamento essa verdade aflora a cada momento, de forma particular nas cartas de São Paulo. A fé na ressurreição se baseia na fé em Deus, que não é “o Deus dos mortos, mas dos vivos.(Mc 12,27) Jesus liga a verdade da ressurreição à sua própria vida: “Eu sou a ressurreição e a vida”(Jo 11,25) É Jesus mesmo quem no último dia há de ressuscitar os que tiverem crido nele, e tiverem comido o seu corpo e bebido do seu sangue.(Jo 6, 54) A esperança crista da ressurreição está toda marcada pelos encontros com Cristo ressuscitado. Ressuscitaremos como Ele, com Ele e por Ele.
            Que é ressuscitar? Na morte que é separação da alma e do corpo, o corpo do ser humano cai na corrupção, ao passo que a alma vai ao encontro com Deus, ficando na espera de ser novamente unida ao seu corpo glorificado. Deus, na sua onipotência restituirá  definitivamente a vida incorruptível aos nossos corpos, unindo-as às nossas almas, pela virtude da ressurreição de Jesus.(CIC 997)
            De que maneira? Jesus ressuscitou com seu próprio corpo: “Vede minhas mãos e os meus pés: sou Eu!( Lc 24,39) Mas Ele não voltou a uma vida terrestre. Da mesma forma, nEle, todos ressuscitarão com o mesmo corpo que tem agora, porém este corpo será transfigurado em corpo de glória.(1Cor 15,44)  Este “como” ultrapassa a nossa imaginação e o nosso entendimento, sendo acessível somente pela fé.
            Quando ocorrerá essa ressurreição? No “último dia”(Jo 6, 39-40... no fim do mundo”(LG 48) Quando será esse “último dia”... esse fim do mundo? Definitivamente não o sabemos. “Quando o Senhor, ao sinal dado, à voz do Arcanjo e ao som da trombeta divina descer do céu, então os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro. (1Tes 4,16)
            “Se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos habita em vós, (O Espírito do Pai...) aquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos (o Pai...) dará vida também aos vossos corpos mortais, mediante o Espírito que habita em vós. (Rm 8,11)
            Na ressurreição de Lázaro, ocorreu entre Marta e Jesus, este diálogo: Marta disse a Jesus: Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido!  Mas sei também, agora, que tudo o que pedires a Deus, Deus to concederá. Disse-lhe Jesus: Teu irmão ressurgirá. Respondeu-lhe Marta: Sei que há de ressurgir na ressurreição no último dia. Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que esteja morto, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, jamais morrerá. Crês nisto? (Jo 11, 21-26)

            A nossa esperança de ressurreição repousa em Jesus ressuscitado.

1 Comentários:

Anonymous yanese disse...

Senhor eu creio, mais aumentai a minha fé.

15 de julho de 2013 10:17  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial