22 de julho de 2013

AS OBRAS DE MISERICÓRDIA

    DAR POUSADA 
AOS PEREGRINOS.
Esta obra de misericórdia consiste em dar pousada para peregrinos, para viandantes, que não tem como e onde se abrigar para passar as suas noites. Nos tempos antigos esta era uma necessidade para não poucas pessoas, principalmente quando a migração das pessoas ocorria para encontrar lugar de se estabelecer e de encontrar trabalho. Hoje, esta obra de acolher pessoas peregrinas na própria casa é algo mais difícil, a não ser nas vilas do interior, onde a simplicidade das pessoas favorece esta acolhida.
Uma forma de praticar essa obra é encaminhar tais viandantes para albergues mantidos pela Igreja, ou por associações da sociedade civil ou por organizações governamentais. De todo modo, se aparecer uma oportunidade de acomodar algum peregrino, e alguém o fizer com espírito de caridade, estará praticando essa obra de misericórdia, e com isso estará alcançando misericórdia e, ao mesmo tempo, estará dentro do alcance das palavras de Jesus que diz: “O Rei dirá aos que estão à direita: - Vinde, benditos de meu Pai, tomai posse do Reino que vos está preparado desde a criação do mundo, porque eu era peregrino e vós me acolhestes.  Perguntar-lhe-ão os justos: - Senhor, quando foi que tu eras peregrino e nós de acolhemos? ... Responderá o Rei: - Em verdade eu vos declaro: todas as vezes que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim mesmo que o fizestes.(Mt 25, 34 e SS)

Oração
            Senhor Jesus, nos três anos que vivestes em nosso meio fisicamente, muitas vezes fostes peregrino e necessitastes de que alguém Vos acolhesse. Lembro Lázaro, Marta e Maria, de Betânea, que Vos acolheram não poucas vezes. Aliás, Vós os gratificastes com a ressurreição de Lázaro. Dai-me, Senhor, um coração compassivo, para que quando surgir a necessidade de hospedar alguém, que eu não mantenha alheio e acomodado, mas faça o que estiver ao meu alcance para que o peregrino, o viandante, tenha onde passar a noite.
           






1 Comentários:

Anonymous yanese disse...

EXCELENTE

23 de julho de 2013 22:09  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial