2 de agosto de 2013

AS OBRAS DE MISERICÓRDIA

66    SOFRER COM PACIÊNCIA 
AS FRAQUEZAS DO PRÓXIMO.
Todos nascemos, trazendo dentro de nós as conseqüências do pecado original: o orgulho, o egoísmo, a inveja, a vaidade, a preguiça, a gula, a sensualidade, a agressividade e tantas outras.
Nós mesmos constatamos, até com tristeza, a presença dessas forças do mal, presentes em nós, presentes nos membros de nossas famílias e em todas as pessoas que conhecemos. Não encontramos ninguém perfeito. Mesmo pessoas muito boas, tem o seu lado doloroso e frágil.
Diante dessa realidade precisamos lutar para não permitir que nossas fraquezas ofendam, injuriem as pessoas, façamos-lhe mal. Precisamos, também, nos munir de cuidados para não nos deixarmos ferir, ofender pelos que erram contra nós.
A proposta dessa obra de misericórdia é de procurarmos sofrer com paciência as fraquezas do próximo. As esposas terem paciência diante de seus maridos, e os maridos terem paciência com as esposas. Os pais, com seus filhos, e os filhos com seus pais. Os irmãos e parentes com seus familiares, e estes com eles. Enfim, usar de paciência com todos os que erram.
Também essa obra de misericórdia espiritual não é tão fácil de ser cumprida. Nem sempre conseguimos manter a paciência. Mas ela é muito benéfica para a nossa paz na convivência com as pessoas. Também esta obra merece a promessa de Jesus que diz: “Bem aventurados os misericordiosos porque alcançarão misericórdia”. Alcançar de Deus a misericórdia diante de nossos pecados e erros é uma graça extraordinária.
            Oração
            Divino Espírito Santo, que produzis no coração aberto para Vós o fruto tão importante da paciência, concedei-me um coração paciente no meu relacionamento com os meus familiares, parentes, amigos e desconhecidos, enfim, todos os que agem de forma incorreta ou má. Dai-me a capacidade de manter uma atenção pronta a permanecer-me paciente em face das fraquezas do próximo. Que eu saiba calar quando for útil, que eu saiba me conter quando a ocasião for necessária, que eu saiba minimizar os erros para me conter em estado de paciência quando as fraquezas humanas aparecerem nos meus relacionamentos. Amém.


1 Comentários:

Anonymous yanese disse...

Espírito Santo fortalece em mim este dom. amém.

6 de agosto de 2013 07:51  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial