7 de agosto de 2013

AS BEM AVENTURANÇAS

 Bem-aventurados os aflitos
 porque serão consolados (v.4).
Qual é a aflição que recebe o consolo, e por isso torna a pessoa bem aventurada, feliz? – É a aflição que nasce da pequenez e da pobreza interior do ser humano. Quando uma pessoa entra na realidade de sua vida pessoal, pode tomar conhecimento de suas qualidades, virtudes, dons naturais e espirituais, o que lhe causa alegrias e satisfações. Mas também pode tomar conhecimento de suas fraquezas, defeitos, problemas, vícios e pecados. Esta constatação lhe traz preocupações e aflições. É sobre estas aflições reconhecidas que a pessoa recebe as consolações da presença de Deus e da graça divina. Deus os consola.
Muitos estão aflitos porque querem amar a Deus e encontram dificuldades. Estes são consolados porque Deus se aproxima deles e os faz experimentar o seu amor, o qual torna a pessoa feliz. Deus pode preencher plenamente o coração humano, consolando-o e tornando-o feliz, be-aventurado.
Outros estão aflitos porque caem com facilidade em pecado. Lamentam suas quedas, desejam sair delas, mas recaem sempre de novo por causa de sua fraqueza interior. Estes são consolados pela graça divina que lhes traz a fortaleza para superar a fraqueza e o perdão dos seus pecados. Com isto são consolados e se tornam felizes, bem-aventurados.
Outros estão aflitos diante da morte iminente. A realidade da aproximação da morte lhes causa medos e muitas aflições. Estes são consolados pela palavra de Deus que lhes garante uma vida futura, e isto lhes traz consolo e os faz felizes e bem-aventurados.
Outros estão aflitos diante das grandes dúvidas existenciais: de onde vim? Quem sou eu? Para onde vou? Seus espíritos buscam respostas, as quais não são respondidas pelos conhecimentos humanos. Muitos tem grandes aflições diante dessas questões existenciais. Estes são consolados por Deus, que pela Palavra Bíblica lhes dá uma resposta plena e se tornam felizes.
Muitos outros estão aflitos por muitas outras tribulações que a vida familiar, o trabalho, a prática da religião apresentam. Deus os consola por meio de sua graça, ou por meio de suas mediações humanas,  sacramentais ou espirituais.  
Todos os que se acham em aflições mas estão perto de Deus e buscam nele seu consolo, são efetivamente consolados, e essa consolação gera neles paz de espírito e até bem-aventuraça

São Paulo nos diz: “Bendito seja Deus, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias, Deus de toda a consolação, que nos consola em todas as nossas tribulações, para que, pela consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus, possamos consolar os que estão em qualquer angústia! Se, pois, somos atribulados, é para nossa consolação e salvação. Se somos consolados, é para vossa consolação,, a qual se efetua em vós pela paciência em tolerar os sofrimentos que nós mesmos suportamos. (2Cor 1,3-6)

1 Comentários:

Anonymous yanese disse...

Excelente

8 de agosto de 2013 23:12  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial