22 de agosto de 2013

OS DONS INFUSOS DO ESPÍRITO SANTO

D O M    D O    C O N S E L H O

         Dom Natural de PRUDÊNCIA: Em nossa inteligência há uma forma de agir, perfeitamente prática.  Para realizarmos qualquer ação, examinemos com cuidado a conveniência, a oportunidade, e a circunstâncias: É a Prudência. A prudência humana. - Por melhor que seja pela e imperfeita.
  Pelo pecado original, ficamos desnorteados, desorientados o confusos inseguros indecisos, quando aos cominhos a caminhar em nossa vida de cada dia.  Confundimos, tantas vezes, o bem com, o mal. O certo com o errado. O verdadeiro com falso. Tantas  o mal como se fosse um bem.. - E nossos tempos é tão grande a desorientação que se chega a condenar o bem e a glorificar o mal. Leis que aprovam o crime o pecado e a injustiça. O Espírito Santo vem em socorro de nossa fraqueza para reconstruir-nos por dentro, e devolver- nos a segurança interior a  certeza do correto.
         Na nossa vida de cada dia é tão complicada, as vezes, tão cheia de incertezas, dúvidas a indecisões, que precisamos de socorro do alto ... O Espírito Santo nos dá o DOM do CONSELHO e por este dom, o próprio Espírito de Deus torna-se nosso companheiro de caminhada e de peregrinação,  encaminhando-nos pelos caminhos corretos de verdade a do bem.
    O Espírito Santo. que mora nos nossos corações, como um guia, um cicerone nos guia pelos caminhos tortuosos e complicados de vida em busca da perfeição cristã fazendo-nos ver, com clareza a verdade, o bem, o que o correto e nos MOVE, impulsiona a BUSCAR, A VIVER e A PRATICAR a verdade e o bem.
      O dom do CONSELHO é a inspiração e a moção do Espírito Santo para realizarmos todos as coisas de nossa vida cristã e religiosa, com melhor perfeição. Por Exemplo,
       Na vivência dos sacramentos, talvez, estejamos em rotina, desleixados, ate, pensando, talvez que de nade servem. O Espírito Santo nos inspira e move a realizarmos uma renovação sacramental, através de estudos e reflexão, até redescobrirmos seu sentido e voltarmos a sua vivência.
      Na vivência do amor cristão, estejamos, talvez, barrados por ressentimentos, raivas, ódios ou estejamos envolvidos em amizades negativas. O Espírito Santo nos aconselha e leva ao perdão ou a romper com aquela amizade:
       Pelo dom do CONSELHO o Espírito Santo torna-se o NOSSO DIRETOR ESPIRITUAL PERMANENTE,  nosso conselheiro íntimo, nos acompanha o aconselha a cada momento, nas nossas incertezas. Porque sabe exatamente todas as coisas, porque sabe o que é CERTO e MELHOR, o Espírito Santo nos ACONSELHA e move a realizarmos cada vez mais, aquilo que é melhor.
GRAUS
1. Conselhos no necessário: Pelo auxílio do Espírito Santo através deste dom conseguimos fazer com rapidez e segurança, tudo o que seja vontade de Deus a nosso respeito, nas coisas necessárias de nossa vida cristã.  
O Espírito Santo nos ajuda a conhecer de modo rápido o seguro a vontade de Deus, e nos move a fazê-Ia ou melhor, e executá-la com alegria e felicidade no tocante ao necessário para a nossa vida cristã.
Ex. -  Orienta e move a experiência de Deus Uno e Trino. (Percebe-se nas pessoas  o crescimento e a maturação desta experiência.
     Promove a renovação e aviamento sacramental ,levando-nos a descobrir e vivenciar os sacramentos.
     Nos esclarece e move a rompermos com o pecado grave o com as seduções  do mundo.


2 Comentários:

Anonymous yanese disse...

Excelente

23 de agosto de 2013 11:08  
Blogger Lucas Guimarães disse...

Padre, esse dom é mqnifesta-se somente na vida espiritual? Se preciso tomar uma decisão é rezo. ? E saio dali, com uma decisão... Pode ser interferência deste dom? ?

8 de setembro de 2013 14:02  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial