20 de agosto de 2013

OS DONS INFUSOS DO ESPÍRITO SANTO

DOM DO  ENTENDIMENTO
 O pecado original obscureceu nossa mente, principalmente quanto a penetração e compreensão mais profunda das verdades e realidades espirituais.  Sabemos por experiência pessoal, quanto precisamos estudar, refletir, meditar, sobre as verdades para podermos compreendê-las, e assim mesmo ficamos tanto na superfície, as esquecemos e se conseguimos aprofundá-las, alguma vez, voltamos à tona, com muita facilidade.
 O Espírito Santo vem em socorro de nossa fraqueza, vem nos reconstruir, por dentro através do dom do Entendimento, para que, com seu auxílio, possamos penetrar nas verdades e conhecê-Ias, um pouco, como Ele as conhece.
 * DOM DO Entendimento (ou inteligência)
Nome: vem do latim: in+téndere, que significa: tender para... dentro ... querer penetrar para dentro. (inteligência: vem do latim: intus+ legere, que significa, ler por dentro... )
 * O dom do ENTENDIMENTO é a comunicação que o E.S. nos faz, de sua capacidade de penetrar e conhecer A FUNDO, pela qual, ENTENDEMOS e PENETRAMOS  nas verdades sobrenaturais CONHECENDO-AS a fundo, no Intimo e profundo.
 * Dom do ENTENDIMENTO é a capacidade dada pelo E.S. à nossa mente para penetrar, entender, saborear a Deus a suas realidades pessoais e na sua criação
 *  Pelo ENTENDIMENTO conseguimos penetrar profundamente nas verdades da fé olhando-as e saboreando-as por dentro, no profundo.
 *  Porque estamos unidos a Deus, pelo E.S. que é amor, e nos comunica o amor,                passamos a penetrar nas verdades, por uma capacidade que nos é comunicada, transmitida pelo próprio E.S.
 * Porque estamos unidos a Deus, por uma ação provocada pelo E.S. numa união de amor, o VEMOS e CONHECEMOS por uma doce experiência  pessoal.  Conhecemos, não apenas com a 'cabeça', mas sim com o 'coração". (Só se conhece bem, quando se conhece com o coração.  Porque estamos unidos a Deus em amor, 0 E.S.      nos MOVE para penetrarmos nas profundezas daquele a quem estamos unidos,      e a conhecermos suas realidades o verdades.
 *  O dom do Entendimento faz distinguir o verdadeiro, do falso; o divino do mundano; o correto do errado.
 *  E.S. por este dom, nos faz penetrar no intimo das verdades sobrenaturais, e nos comunica um conhecimento VlVO, ÍNTIMO, EXPERIENCIAL, das coisas espirituais. Faz-nos descobrir o OCULTO nas verdades. Faz-nos chegar ao 'mistério', isto é: a conhecermos tudo aquilo que pode ser conhecido e tudo aquilo que precisamos conhecer, no oculto.
 Por exemplo:
 *Na Eucaristia nos faz descobrir cada vez mais a PRESENÇA REAL...
* Na Bíblia, nos faz encontrar a verdade da PALAVRA DE DEUS.
* Nas figuras e parábolas nos faz compreender as realidades e verdades:
        Sacrifício de Abraão - pré-figura o Sacrifício de Jesus.
Moisés - Pré-fígura o grande Pastor do Povo: Jesus Cristo.
A serpente de bronze - pré-fígura o crucificado. Etc.
A parábola do grão de fermento figura a vida em graça que se desenvolve..
A parábola de ovelha perdida  figura o pecador buscado pelo Bom Pastor.
 * Mostra o invisível no visível: mostra o criador, nas CRIATURAS. Mostra Jesus Cristo no sinal do pão.


1 Comentários:

Anonymous yanese disse...

Excelente

21 de agosto de 2013 16:44  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial