27 de agosto de 2013

OS DONS INFUSOS DO ESPÍRITO SANTO

 O SANTO  TEMOR  DE DEUS
         Pelo pecado das origens, perdemos a ligação com Deus e, por isto, perdemos o amor e a amizade, o bom relacionamento com Deus. Perdemos o sentido de Deus, bem como o sentido das realidades eternas, o sentido do mal e do pecado.  Por causa desta perda toda não  percebamos mais o VALOR  DE DEUS, O valor da verdade revelada, a necessidade de conquista da salvação eterna. Perdendo o seu valor, perdemos o interesse. E por isto já NÃO IMPORTA ter ou não ter Deus.  Não importa pecar ou não pecar, salvar-se ou não, pois sem o sentido do VALOR DE DEUS, não se percebe mais o sentido dos outros valores eternos.
      Espírito Santo vem em socorro de nossa fraqueza, vem nos reconstruir por dentro, através da dom do TEMOR DE DEUS, devolvendo-nos o sentido do grande valor de Deus para a nossa vida, o valor da verdade, da salvação. E dando-nos o sentido desses valores, cria em nós, um medo (temor) de perdê-lo.
          DOM DO TEMOR DE DEUS. - Por este dom, o Espírito Santo  nos dá um Impulso firme e saudável, pelo qual criamos um Amor por Deus, e uma repugnância de PENSAR QUE PODERÍAMOS  VIR A PERDER A DEUS.
          Este temor nasce do AMOR. O amante teme perder o amado... Quem ama teme perder, ofender, afastar-se do amado.
          O Espírito Santo  nos une a Deus de tal forma, e nos dá tão forte amor, que sentimos HORROR só em pensar que poderíamos perder a Deus. O Temor de Deus nasce do amor filial para com Deus (a piedade) Por isto, o Temor de Deus impede que venhamos um dia a afastarmo-nos de Deus, o nosso bem-amado.
     O temor de Deus gera HORROR AO PECADO. “Antes morrer do que pecar” ... Antes dar a vida do que PERDER A DEUS ETERNAMENTE....
         O temor de Deus não apenas nos AFASTA DO MAL.  Ele nos IMPULSIONA para dentro do bem, firma-nos no bem. Quanto mais enraizados no bem, tanto mais difícil será voltar ao mal. Quanto maior o amor a Deus, tanto mais difícil de se chegar a perdê-lo.
Há vários tipos de temores, que não são santos.
-   Temor do sofrimento: medo desequilibrado de sofrer...horror de sofrer.
-   Temor da culpa: medo de ser acusado, medo doentio que leva à omissão.
-   Temor mundano (respeito humano) medo da opinião dos outros
-    Temor servil (Modo do castigo) Não faz o mal por medo de ser punido...
  Graus do TEMOR DE DEUS
1º Afasta-nos do mal. Pelo temor, o Espírito Santo nos leva à vitória rápida e  perfeita sobre o mal e o pecado.
2º Não apenas afasta do mal, mas leva a ADERIR a Deus com profunda reverência.

3º O temor de Deus gera a verdadeira pobreza,  o desprendimento, exatamente por levar a ADERIR a Deus com toda força. SÓ DEUS ME BASTA...

1 Comentários:

Anonymous yanese disse...

Excelente

29 de agosto de 2013 17:29  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial