23 de outubro de 2013

AS BEM AVENTURANÇAS

 Bem-aventurados 
os de puro coração,
 porque verão a Deus 
Esta bem-aventurança se inspira no salmista que diz: “Aquele que tem mãos inocentes e coração puro, esse receberá a benção de Javé, e do seu Deus salvador receberá a justiça” (Sl 24,4-5).
O coração é a sede das opções profundas que marcam a vida inteira. Ser puro de coração é ter conduta única, em perfeita sintonia com o Reino. Mas Jesus nos alerta que “é do coração que vêm as más intenções: os crimes, os adultério, a imoralidade, os roubos, os falsos testemunhos, as calúnias e outras coisas erradas. Essas coisas é que tornam o homem impuro...” (Mt 15,19-20).
Se é do coração impuro, cheio de pecados e de misérias que saem todas as ações erradas de alguém, conclui-se que coração puro é aquele que está limpo dessas imundícies: os crimes, os adultério, a imoralidade, os roubos, os falsos testemunhos, as calúnias e outras coisas erradas.
Puro de coração é aquele que evita todo pecado, que quando erra se arrepende e pede perdão a Deus, até numa santa confissão. Puro de coração é todo aquele que guarda seu psiquismo limpo de todo tipo de pensamentos perversos, de desejos  cheios de maldade, de palavras torpes e enganosas, de ações injustas e maléficas.
A pureza de coração consiste, também, num modo de viver com sinceridade e verdade, correção e honestidade. A pureza de coração é o contrário da falsidade, da hipocrisia, da duplicidade, do farisaísmo. O puro de coração é autêntico, verdadeiro, sincero, transparente. Os puros de coração tem acesso livre diante de Deus. Por isso são bem-aventurados, são felizes, porque verão a Deus.
Ver a Deus, já nesta vida, pelos olhos do coração, pelo contato com Ele por meio  da oração fervorosa, pela contemplação de seus muitos atributos divinos, só pode gerar felicidade, bem-aventurança.
Uma forma de “limpar” o coração de toda imundície do pecado é por meio de uma santa confissão muito devota, sincera e cheia de arrependimento. Pode ocorrer que sejamos “contaminados”, sujados, pelas imundícies que encontramos a cada dia no nosso mundo, que são veiculadas todos os dias pelos meios de comunicação pagãos. Então precisamos realizar uma oração de libertação dessas forças do mal que se infiltraram dentro de nós e que estejam poluindo o nosso coração.
E efeito dessa bem-aventuranças: ver a Deus, é o máximo que se pode desejar. Ver a Deus para sempre na eternidade será a bem-aventurança definitiva, será a felicidade completa que jamais poderá ser tirada.

Vale a pena cuidar para “manter puro o coração”, e quando entrar alguma imundície, purificá-lo sempre de novo, a fim de um dia ver a Deus como ele é na eternidade.

1 Comentários:

Anonymous yanese disse...

Excelente

26 de outubro de 2013 00:06  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial