7 de dezembro de 2013

AS   VELAS   DE   NATAL
             Queremos explicar o tão lindo significado das velas natalinas.
    As velas natalinas, artísticas ou comuns, coloridas ou naturais, são outro símbolo natalino muito usado e, ao mesmo tempo, de belo significado. Porque o Natal é festa do nascimento e aniversário de Jesus, as velas natalinas lembram Jesus vivo, e apontam para ele.
     Um dia o profeta Isaías declarou: “O povo que andava nas trevas viu uma grande luz! Sobre aqueles que habitavam uma região tenebrosa resplandeceu uma luz: porque um menino nasceu! Um Filho nos foi dado!” (Is 9, 1.5)
       Jesus mesmo declarou: Eu sou a luz do mundo. Quem anda comigo não anda nas trevas”. No dia do nosso batismo, nosso pai ou padrinho colocou em nossa mão uma vela acesa. E o sacerdote nos disse: “Recebe a luz de Jesus Cristo. De agora em diante, ande sempre em sua vida, iluminado pela luz de Jesus, e de sua verdade”. A essa luz divina, que ilumina a partir de dentro do nosso coração, nós chamamos de fé em Jesus, ou fé no Deus vivo.
      As velas natalinas recordam a maravilhosa realidade que Jesus vivo, celebrado no Natal, é a luz que quer iluminar todo o caminhar de nossa vida. Com Jesus, nossa luz, não andaremos nas trevas do erro, dos vícios, das maldades ou do pecado. Andando na luz de Jesus, não tropeçaremos nos caminhos de nossa vida terrena.

     Aliás, é muito significativo e apropriado acender as velas natalinas no momento da ceia de Natal, na hora de celebração ou oração diante do presépio, ou diante do pinheirinho, ou quando a família se reúne para  orar. Usemos, em nossas casas, também este símbolo tão lindo de Jesus vivo, luz do mundo, luz de nossos corações.

1 Comentários:

Anonymous yanese disse...

Excelente

8 de dezembro de 2013 21:27  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial