15 de dezembro de 2013

QUINTO DIA - 16 / 12

JESUS  E  O  
ESPÍRITO SANTO

ACOLHIMENTO
Acolhemos a todos com muita alegria, de todo coração. Iniciamos mais um encontro preparativo para o Santo Natal. Os dias passam. Nossos encontros nos elevam cada dia mais para perto de Jesus vivo, a quem celebramos no Santo Natal. Nestes dias temos crescido em conhecimento e em amor a Jesus e ao próximo.
Iniciemos nossa quarta celebração, traçando sobre nós mesmos o sinal da cruz redentora e invocando a Trindade santa. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
 Elevemos a Jesus nossos corações, e oremos

Oração:  Ó Jesus ressuscitado, / no dia do Natal nascentes da Virgem Maria, / viestes nos ensinar os caminhos do amor, / e  quereis nos salvar para uma vida eterna nos Céus. / Quando nascestes / tivestes que nascer na fria gruta de Belém. / Agora que vindes de novo / neste de Natal / nós queremos receber-vos muito bem. / Queremos aceitar-vos como nosso Salvador / e queremos ouvir / aceitar e viver ainda melhor / o os vossos  ensinamentos.
Vinde, Senhor Jesus / nossas casas estão abertas.
Vinde, Senhor Jesus / nossas vidas estão abertas.
Vinde, Senhor Jesus / estamos à vossa espera.

Carta de São Paulo aos Gálatas
Mas quando veio a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, que nasceu de uma mulher e nasceu submetido a uma lei, a fim de remir os que estavam sob a lei, para que recebêssemos a sua adoção. A prova de que sois filhos é que Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai! Portanto já não és escravo, mas filho. E, se és filho, então também herdeiro por Deus. (Gl 4, 4-7)

Falemos, hoje, da segunda pessoa maravilhosamente envolvida na festa do Natal e no nosso Natal: "Deus Filho, Jesus Cristo vivo".
Deus Pai compadeceu-se de nós, idealizou e realizou nossa salvação. Mas quis fazê-lo por meio de seu Filho, Jesus! O Pai poderia ter-nos salvo de mil outras formas! Mas quis realizá-lo da forma que mais pudesse exprimir seu amor por nós! Desse modo, quis impressionar-nos, quis tocar o nosso coração! Para isto o Pai quis enviar seu único Filho, Jesus.
A pessoa, portanto, mais presente no Natal é Jesus! Ele, que foi o Menino do presépio, e cujo aniversário de nascimento celebraremos no neste Natal.
Jesus mostrou seu imenso amor para conosco, aceitando o projeto do Pai! Jesus aceitou vir até nós para nos salvar de todos os males. Aceitou encarnar-se, viver no meio de nós, fazer a experiência humana da vida em família, a experiência do trabalho e da pobreza. Jesus aceitou ser o pregador do Evangelho da Salvação e do Reino de Deus. Aceitou entregar-se ao sofrimento da traição de Judas, da prisão e tortura dos soldados, da flagelação, da coroação de espinhos. Jesus aceitou carregar a cruz, ser crucificado, morrer e ser sepultado. Aceitou ressuscitar e ficar conosco para sempre. Jesus aceitou fundar a Igreja e dar-nos toda riqueza espiritual de que precisamos para nossa redenção pessoal e santificação. Jesus aceitou tudo por amor! Por amor ao Pai, que lhe pediu toda essa submissão, e por amor a nós, a você, a mim, a todos, para nossa salvação. Quão grande e admirável foi, e é ainda agora. o amor de Jesus para conosco!
Neste Natal, portanto, recordamos e celebramos, admiramos e acolhemos esse amor imenso, maravilhoso e impressionante de Jesus. Amor para com o Pai, e para com cada um de nós. Neste Natal, abramos ainda mais o nosso coração para aceitar Jesus, para dar-lhe um lugar ainda mais importante em nossa vida, a fim de que Ele possa continuar a ser ainda mais o nosso Salvador.
Vinde, Jesus, vinde participar ainda mais de minha vida!

Falemos da terceira pessoa, também muito presente no Natal:
O "Espírito Santo". Deus Pai quis que o Espírito Santo também participasse decididamente na realização de nossa Salvação. Não apenas na concepção de Jesus, mas também, em toda sua vida terrena, bem como em toda sua vida gloriosa, através dos séculos e dos milênios.
Foi o Espírito Santo quem milagrosamente fecundou, engravidou a Virgem Maria. para que concebesse em seu ventre o corpo humano do Filho de Deus. Assim, o Filho da Virgem Maria seria, também, verdadeiro Filho de Deus, por ter sido concebido por milagre do Espírito Santo, que é Deus. O Espírito Santo continuou agindo na mente e no coração de Maria, para que ela pudesse compreender, aceitar e colaborar direta e eficazmente em toda a vida de seu Filho. Jesus. Foi pela ação do Espírito Santo que Maria compreendeu, aceitou e colaborou na visita a Santa Isabel, na ida a Belém, na visita dos Pastores e dos Reis Magos. Foi pela ação do Espírito Santo que Maria agiu na fuga para o Egito, na volta a Nazaré, e na compreensão de ver seu Filho ter uma vida simples até os trinta anos. Foi pela ação do Espírito Santo que Maria pôde maravilhar-se ao ver o Filho pregar o Evangelho, fazer muitos, muitos milagres, durante três anos. Foi pela ação do Espírito Santo que Maria pôde aceitar a paixão, morte e ressurreição de Jesus, bem como pode viver toda uma vida de fé, com seu Filho ressuscitado.
Maravilhas fez o Espírito Santo! Neste Natal não podemos deixar de honrá-Lo e glorificá-Lo por sua participação na vinda e na vida de Jesus e de Maria.
         Vinde Espírito Santo! Fazei acontecer Natal em minha vida!

Oração
Apresentemos nossos pedidos a Jesus, divino coração, a fim de que nos oriente nos caminhos que levam à verdadeira vida e felicidade. Após cada pedido digam todos: Vinde, Jesus, / ensinai-nos a viver no vosso amor!
Todos: Vinde, Jesus, / ensinai-nos a viver no vosso amor!
1. Para abençoar, orientar e inspirar o Santo Padre, os bispos, os sacerdotes e religiosos, para que sejam fiéis mensageiros de vosso amor Salvador, vinde, Jesus!
2. Para nos relembrar, reavivar, reanimar e fortalecer nas maravilhas realizadas pelo vosso amor, a fim de que possamos viver como bons filhos do vosso Pai celeste, e irmãos de todos os seres humanos, vinde Jesus!
3. Para que possamos descobrir sempre mais, em nossas vidas, as maravilhas realizadas por vosso amor, a fim de que nos sintamos amados e correspondamos ao vosso amor, vinde, Jesus!
4. Para chamar muitos jovens, a fim de que sirvam ao povo de Deus na Igreja, como sacerdotes, religiosos ou consagrados leigos, vinde, Jesus!
5. Para despertar o coração de muitos leigos, a fim de que assumam com muita alegria e entusiasmo o tão importante serviço da evangelização e das catequeses, a fim de que sejais mais conhecido, aceito e amado, vinde, Jesus!
6. Para cuidar de nossas crianças, a fim de que elas aprendam dos pais e catequistas a amar-vos acima de todas as coisas, e ao próximo como a si mesmas, vinde Jesus!

Oração:
Ó Jesus ressuscitado, cujo coração é uma fornalha ardente de amor ao Pai e aos seres humanos, incendiai nossos corações com as chamas do vosso infinito amor, para que possamos amar ao Pai celeste acima de todas as coisas, saibamos amar-vos de todo coração, e possamos amar aos irmãos com um amor muito semelhante ao vosso. É o que vos pedimos, coração de Jesus!
Maria, mãe de Jesus e nossa, preparai nossas vidas, assim como preparastes a vossa, para a chegada de Jesus. Ajudai-nos a abrir ainda mais os nossos corações ao vosso Filho, neste Santo Natal. Amém.


1 Comentários:

Anonymous yanese disse...

Obrigado meu Pai por nos ter dado o Teu Filho Jesus

16 de dezembro de 2013 11:58  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial