13 de dezembro de 2013

TERCEIRO DIA - 14/12

NATAL ATUAL, 
NOVO ACOLHIMENTO 
DE JESUS 

Prezados irmãos e irmãs:
É uma alegria e uma satisfação muito grandes podermos estar novamente juntos para o nosso terceiro encontro de preparação para a festa do natalício de Jesus. Este dia será importante para a redescoberta do verdadeiro sentido do Natal. Queremos esclarecer, hoje, uma realidade do Natal, muito esquecida. E porque é esquecida, a festa atual do Natal perdeu todo seu sentido, e não produz seus frutos naturais. Nosso tema é: "Jesus vem novamente neste Natal". Diremos mais. Jesus precisa vir novamente! Precisa vir sempre de novo! Em cada Natal, Jesus precisa conquistar sempre mais o coração de cada pessoa. No decorrer de nossa preparação, todos perceberão o porquê.
Iniciemos nossa celebração natalina fazendo o sinal da santa cruz e invocando a Trindade. Em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo. Amém.

Todos: Ó Jesus ressuscitado, / no dia do Natal nascentes da Virgem Maria, / viestes nos ensinar os caminhos do amor, / e  quereis nos salvar para uma vida eterna nos Céus. / Quando nascestes / tivestes que nascer na fria gruta de Belém. / Agora que vindes de novo / neste de Natal / nós queremos receber-vos muito bem. / Queremos aceitar-vos como nosso Salvador / e queremos ouvir / aceitar e viver ainda melhor / o os vossos  ensinamentos.
Vinde, Senhor Jesus / nossas casas estão abertas.
Vinde, Senhor Jesus / nossas vidas estão abertas.
Vinde, Senhor Jesus / estamos à vossa espera.

Leitura do Evangelho de São Lucas
Veio a palavra do Senhor no deserto a João, filho de Zacarias. Ele percorria toda a região do Jordão, pregando o batismo de arrependimento para remissão dos pecados,
como está escrito no livro das palavras do profeta Isaías: Uma voz clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas. Todo vale será aterrado, e todo monte e outeiro serão arrasados; tornar-se-á direito o que estiver torto, e os caminhos escabrosos serão aplainados. Todo homem verá a salvação de Deus. ele tomou a palavra, dizendo a todos: Eu vos batizo na água, mas eis que vem outro mais poderoso do que eu, a quem não sou digno de lhe desatar a correia das sandálias; ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo. Ele tem a pá na mão e limpará a sua eira, e recolherá o trigo ao seu celeiro, mas queimará as palhas num fogo inextinguível. É assim que ele anunciava ao povo a boa nova, e dirigia-lhe ainda muitas outras exortações.(Lc 3,2-6.16-18)
       Prezados amigos
Ontem nós falamos sobre a primeira vinda de Jesus ao mundo, quando nasceu em Belém. Procuramos, também, explicar por que o nascimento de Jesus foi tão importante para nós, e para toda a humanidade. 
Hoje queremos esclarecer que Jesus “precisa nascer” sempre de novo, em cada Natal. Queremos relembrar que Jesus "precisa nascer", ou se já nasceu, “precisa crescer”, em cada coração. Parece incrível, mas é preciso que isto aconteça! E este “novo nascimento” ou “crescimento” é a finalidade principal das celebrações do Santo Natal.
Vamos explicar. Quando se afirma que Jesus nasce... precisa nascer... precisa crescer,  não se deve entender que ele vai nascer fisicamente, de um novo parto, como nasceu em Belém. De fato, Jesus nasceu da Virgem Maria uma só vez, e para sempre! Não nasce mais, fisicamente! Nunca mais! - Agora, Jesus precisa nascer “espiritualmente” em cada coração.
Vamos usar um exemplo. Digamos que exista um homem de nome Ernesto, o qual nunca ouviu falar de Jesus. Ou se ouviu falar, não deu a mínima importância, e por isso não crê em Jesus, não o aceitou como seu Salvador, e não segue os seus ensinamentos. Podemos dizer que, para Ernesto, Jesus propriamente ainda não nasceu! Jesus ainda não existe para ele! Jesus ainda não é o seu Salvador pessoal! 
No dia, porém, em que Ernesto ouvir falar de Jesus, e seu coração se abrir à pessoa de Jesus vivo, e o aceitar como seu Salvador, seu Mestre e seu Deus, nesse dia, Jesus "nasce" para Ernesto. Agora, sim, aconteceu o primeiro Natal para Ernesto! Agora, sim, Jesus entrou na vida de Ernesto!
Jesus nasce, quer nascer, precisa nascer, em cada Natal, como "Salvador das pessoas"!  A esta aceitação pessoal de Jesus como Salvador, nós chamamos de "nascimento espiritual". Nascimentos, ou Natais como o de Ernesto é o que precisa acontecer sempre de novo, na festa do Natal. Felizmente são muitos os que, a cada ano, em cada Natal, aceitam Jesus e começam sua caminhada para a salvação.
Nós sabemos que muitos - talvez até familiares, amigos ou colegas - ainda não aceitaram Jesus, e não acreditam nele! Ou não querem acreditar... Por não crerem em Jesus e em seus ensinamentos, vivem uma vida distante de Deus e da salvação. Sem Jesus, não conhecem o verdadeiro sentido da vida humana! Não têm uma resposta verdadeira para as três grandes questões: "De onde vim?... Quem sou eu?... Para onde vai minha vida"?...
Para todos esses, Jesus ainda não nasceu! Eles não tiveram Natal! É preciso que Jesus nasça para eles! Ou seja: é preciso que Jesus seja apresentado a eles e seja aceito por eles. É preciso que Jesus se tome alguém muito vivo, importante e imprescindível em suas vidas. No momento em que aceitarem Jesus e sua doutrina, uma grande luz brilhará dentro deles! É a luz da fé em Jesus e nos seus ensinamentos!
Essa luz da fé em Jesus mostrar-lhes-á que somos filhos muito amados por Deus! Que Jesus mesmo nos ama com amor eterno, e quer salvar-nos de todos os nossos males! Que nós podemos receber o Espírito Santo em nossos corações, e que podemos ser dirigidos por ele! Que todos os seres humanos, somos irmãos. A luz da fé em Jesus mostrar-lhes-á que eles têm uma alma imortal, um destino eterno, uma vida após a morte. Essa nova vida, após a morte, será no Céu, Junto de Deus, dos Anjos e Santos.
Jesus precisa nascer para todas as pessoas que ainda não o conhecem! Neste Natal, Jesus precisa ser apresentado a elas! Aliás, é principalmente para isso que, cada ano, celebramos o Santo Natal.
Tomo a liberdade de perguntar: Jesus já nasceu para você?.. Jesus existe como uma pessoa viva para você?... Jesus é uma pessoa importante para você?.. Ele ocupa um lugar muito importante em sua vida?... Você tem uma ligação forte com Jesus?... Nós todos já aceitamos Jesus?... Já assumimos sua doutrina?.. Seguimos sua Igreja?.. Jesus é realmente o nosso Salvador pessoal?.. É nele que procuramos encontrar solução para nossos problemas?..
Se pudermos responder um "sim" bem consciente, somos pessoas felizardas! Então Jesus já nasceu para nós! Já tivemos o primeiro Natal! Estamos no caminho certo!
Se nós precisarmos responder um "não", ou um "eu não havia pensado nisso", ou um "eu não conhecia essas coisas", então chegou a hora da  grande bênção de deixar Jesus entrar em nossa vida. Chegou a bênção do Natal. Jesus quer nascer... quer ser aceito por nós, para dirigir nossas vidas pelos caminhos do amor, do bem, da fraternidade.
Para aqueles em quem Jesus já nasceu, porque já o aceitaram, crêem nele e seguem os seus ensinamentos, o Natal é uma oportunidade muito especial para crescer na fé, na amizade e no relacionamento pessoal com ele.
Estejamos certos! Por um grande amor por nós, Jesus quer nascer em nossa vida. Se ele já nasceu para nós, então ele quer "crescer" mais e mais. Isto é, ele quer estar ainda mais presente, mais vivo, mais atuante. Quer ocupar um lugar ainda maior em nossas vidas. Não fechemos o nosso coração. Pelo contrário, procuremos abri-lo ainda mais, muito mais, para que sua verdade, sua luz, sua graça, sua salvação sejam uma realidade maravilhosa em nossas vidas.
Vinde, Senhor Jesus! Nascei, crescei, em cada um de nós, e dai-nos a vossa salvação.

ORAÇÃO:
 Natal está bem próximo. Jesus quer vir, precisa vir novamente. Há tantos que ainda não o receberam. Peçamos-lhe a graça de podermos realizar um Natal verdadeiro em nossa vida e em nossas famílias. Após cada prece, queiram orar, dizendo: Vinde novamente, Jesus, / nós vos acolhemos com amor!
Todos: Vinde novamente, Jesus, / nós vos acolhemos com amor!
1. Para reacender a chama da fé em vossa pessoa, e avivar o fogo do amor a Deus e ao próximo no coração de todos os cristãos, principalmente no coração das pessoas de nossa comunidade, vinde, Jesus!
2. Para restaurar, avivar, fortalecer e aprofundar o amor em nossas famílias, a fim de que sejam ninhos de amor, de afetividade, de compreensão e colaboração, vinde, Jesus!
3. Para iluminar, converter e salvar todos os nossos irmãos que nunca tiveram um Natal de verdade, por não terem aceito vossa pessoa e vosso Evangelho, vinde, Jesus!
4. Para reacender em todos nós o sentido de vossa vinda, neste Natal que está tão próximo, e para que todos possamos abrir ainda mais nossas vidas para a vossa pessoa, vinde, Jesus!
5. Para fazer de nossas paróquias uma grande família, viva e ativa na fé, no amor, na esperança e na participação de todas as ações transformadoras de nossa sociedade, vinde, Jesus!
6. Para abençoar as nossas crianças, a fim de que possam conhecer-vos pessoalmente, possam ter a felicidade de acolher vossa pessoa e vossa salvação, bem como para que sejam preservadas das doenças, da fome, da exploração e de toda maldade, vinde, Jesus!

Oração
Jesus, precisamos intensamente que se renove, em cada um de nós, o vosso nascimento. Às vezes vos esquecemos e até ignoramos. Agora que vindes novamente, entrai em nossas vidas para recriar a fé, a alegria e a paz. Não apenas abrimos as portas de nossas vidas. Queremos que entreis nelas e permaneçais para sempre. Vinde, Jesus, ficai sempre conosco.
Maria, mãe de Jesus e nossa, preparai nossas vidas, assim como preparastes a vossa, para a chegada de Jesus. Ajudai-nos a abrir ainda mais os nossos corações ao vosso Filho, neste Santo Natal. Amém.


1 Comentários:

Anonymous yanese disse...

Obrigado querido Jesus por mais um dia de preparação para a festa do Natal.

15 de dezembro de 2013 00:27  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial