21 de dezembro de 2013

ÚLTIMO DIA - 22 / 12

COMO CELEBRAR O DIA 
DO NATAL DE JESUS

Amigos e amigas em Jesus Cristo. Bem vindos todos para o nosso último encontro. Que este seja ainda mais lindo mais participado por todos.
Hoje desejamos lançar algumas idéias de como poderíamos festejar, na prática, o dia do Natal. Vamos como que, planejar o nosso dia do Natal. Assim como planejamos os acontecimentos importantes de nossa vida: o casamento, as bodas de prata, o aniversário, assim também queremos planejar o nosso dia do Natal.
Iniciemos nossa celebração fazendo o sinal da cruz e invocando sobre nós os favores da Trindade. Em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo. Amém.

Oração:  Ó Jesus ressuscitado, / no dia do Natal nascentes da Virgem Maria, / viestes nos ensinar os caminhos do amor, / e  quereis nos salvar para uma vida eterna nos Céus. / Quando nascestes / tivestes que nascer na fria gruta de Belém. / Agora que vindes de novo / neste de Natal / nós queremos receber-vos muito bem. / Queremos aceitar-vos como nosso Salvador / e queremos ouvir / aceitar e viver ainda melhor / o os vossos  ensinamentos.
Vinde, Senhor Jesus / nossas casas estão abertas.
Vinde, Senhor Jesus / nossas vidas estão abertas.
Vinde, Senhor Jesus / estamos à vossa espera.

Leitura do Evangelho de São Lucas
 Havia nos arredores uns pastores, que vigiavam e guardavam seu rebanho nos campos durante as vigílias da noite.  Um anjo do Senhor apareceu-lhes e a glória do Senhor refulgiu ao redor deles, e tiveram grande temor. O anjo disse-lhes: Não temais, eis que vos anuncio uma boa nova que será alegria para todo o povo:  hoje vos nasceu na Cidade de Davi um Salvador, que é o Cristo Senhor.  Isto vos servirá de sinal: achareis um recém-nascido envolto em faixas e posto numa manjedoura.  E subitamente ao anjo se juntou uma multidão do exército celeste, que louvava a Deus e dizia:  Glória a Deus no mais alto dos céus e na terra paz aos homens, objetos da benevolência (divina). Depois que os anjos os deixaram e voltaram para o céu, falaram os pastores uns com os outros: Vamos até Belém e vejamos o que se realizou e o que o Senhor nos manifestou.  Foram com grande pressa e acharam Maria e José, e o menino deitado na manjedoura.  Vendo-o, contaram o que se lhes havia dito a respeito deste menino. Todos os que os ouviam admiravam-se das coisas que lhes contavam os pastores. Maria conservava todas estas palavras, meditando-as no seu coração. Voltaram os pastores, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, e que estava de acordo com o que lhes fora dito.(Lc 2, 8-20)


Prezados amigos:
Nos dias anteriores nós nos preparamos cuidadosamente para a festa do aniversário de Jesus Cristo, e de seu novo nascimento e crescimento em nossas vidas. Aprendemos muitas verdades lindas sobre o verdadeiro sentido do Natal. Agora sabemos mais e melhor quem é aquele que vem no Natal. Sabemos quem é o festejado, o celebrado, o centro da festa do Natal. Aprendemos que Jesus é o Divino Amor, o nosso Salvador pessoal. Enfim, fomos conscientizados e renovados para a vivência cristã do Natal. Agora, sim, poderemos vivê-lo com intensidade. Poderemos vivê-lo com todo seu sentido, com toda sua beleza, com toda alegria e festa.
Sabemos que o festejado, o aniversariante do Natal é Jesus Cristo, vivo, ressuscitado. É natural, é lógico, pois, que todos os festejos do dia do Natal tenham Jesus como centro. É justo, e deve ser normal, que todas as nossas atenções estejam voltadas para o festejado: Jesus Cristo vivo, aniversariante. Façamo-nos uma pergunta: "De que modo desejamos festejar Jesus no dia do seu Natal?"

1. – Penso que precisamos determinar o momento de cumprimentá-lo, de saudá-lo, de acolhê-lo com todo carinho, de apresentar-lhe os nossos parabéns. Assim como cumprimentamos os aniversariantes de nossa casa, precisamos cumprimentar o aniversariante do Natal: Jesus vivo.
A melhor forma de encontrá-lo pessoalmente e de poder estar com ele é pela participação de uma Santa Missa solene, dia vinte e quatro à noite, ou no dia do Natal. Lembremo-nos que na santa Missa Jesus está verdadeiramente presente. Ele é invisível, sim, pois seu corpo é glorioso e espiritual. Mas com absoluta certeza, Jesus vivo está realmente presente na santa Missa.
Na festa da santa Missa, o momento exato de podermos ter um encontro muito pessoal e íntimo é o momento da santa Comunhão Eucarística. Estejam certos que comungar é encontrar-se, é entrar em intimidade com Jesus Cristo aniversariante! Comungar é ir ao seu encontro para acolhê-lo ainda mais e para estreitar muito mais os laços de mútuo amor!
Na intimidade desse encontro com ele, temos a oportunidade de saudá-lo, de parabenizá-lo, de acolhê-lo, de entregar-lhe o nosso melhor presente: o nosso coração. Ou seja, de entregar-lhe nossa vida, vivida no seu amor e nos seus ensinamentos. Na intimidade da santa Comunhão, podemos segredar-lhe toda nossa felicidade, toda nossa alegria, nossa paz e nosso amor, experimentados por sua causa, pelo seu Natal, pelo seu aniversário.

2. Outra maneira de encontrar Jesus vivo para poder saudá-Lo e estar com Ele é rezar, é orar. Orar, conversando pessoalmente com Ele, em algum lugar apropriado, onde possamos estar à vontade com Ele. Para iniciar esta oração, invoquemos sua presença viva. Ele prometeu estar conosco todos os dias. Ele gostará, portanto, de estar conosco, de forma especial, no seu aniversário.

3. Outro modo maravilhoso de saudar e celebrar Jesus Cristo aniversariante é através de uma reunião familiar, realizada como sendo o encontro de todos os familiares com Jesus Cristo aniversariante. Essa reunião poderia ser realizada em tomo do presépio, ou junto à imagem do Menino Jesus, ou junto à árvore do Natal, ou melhor ainda, na ceia natalina. Nesta reunião, quando todos estiverem presentes, alguém tomará a palavra e falará ao aniversariante, ao festejado, ou em forma de uma oração apropriada, ou melhor ainda, de forma muito espontânea. De preferência, esta saudação seja feita pelo pai ou pela mãe da família. Após a saudação, fica bem algum canto de Natal, ou o "Parabéns pra Você".

4. - No dia do Natal devemos fazer uma bela festa, alegre e sadia. Porque homenageamos um aniversariante tão importante, porque nós nos decidimos aceitar ainda mais Jesus em nossas vidas, e porque festejamos nossa salvação que veio por meio de Jesus, é justo que façamos uma bela festa. Assim como quando há uma festa importante em nossa casa, usamos roupas melhores ou novas, calçados novos, jóias, adornos, fazemos banquete, bolos, doces etc. assim também deve-se fazer festa pelo nascimento de Jesus, o Salvador de todos os membros da família. Se possível, uma festa com roupas e calçados melhores, com presentes e decorações apropriadas, com a ceia natalina, e almoço festivo. Tudo realizado pela alegria de termos recebido Jesus Cristo.

5. - É importante, também, a troca de presentes. Lembremo-nos de que os presentes são sinal do grande presente que recebemos de Deus Pai: "Jesus Cristo". Lembremo-nos, ainda, de que os presentes são sinal da grande alegria que sentimos por causa da salvação recebida na pessoa de Jesus. Nos aniversários de pessoas queridas, nós lhes oferecemos presentes para demonstrar nossa alegria pela sua data natalícia. No Natal, nós oferecemos presentes uns aos outros pela alegria que sentimos por termos recebido o Salvador, e com ele, a salvação. Presenteamos as pessoas, no Natal, porque elas aceitaram Jesus vivo. Aceitando-o, entraram no caminho da salvação. Os presentes sempre despertam muita alegria e belas emoções.

6. - Procuremos viver o dia do Natal com muita paz e alegria, percebendo em tudo: nas músicas, nos enfeites, na alegria das crianças e nos presentes, o sinal de que Jesus Cristo está conosco, e que estamos celebrando seu nascimento e aniversário.
Ao terminar nossa novena, queremos estender a todos, de todo o coração, os nossos votos mais sinceros e profundos de um Natal maravilhoso, de um Natal todo voltado e centralizado em Jesus vivo, de um Natal cheio de bênçãos divinas, de saúde, de felicidades e de profunda renovação no amor para com aquele que veio, e vem para nos salvar.
A todos, feliz Natal com Cristo! A todos, um Natal maravilhoso!

Oração:
Apresentemos a Jesus vivo os nossos pedidos para que nos favoreça na celebração do Santo Natal, a fim de que seja uma festa de muitas bênçãos, de muito amor, paz e alegrias verdadeiras. Após cada prece, queiram orar dizendo: Vinde novamente, Jesus, / vinde no santo Natal.

Todos: Vinde novamente, Jesus, / vinde no santo Natal!
1. Para abençoar o Santo Padre, o Papa, todos os Bispos, Sacerdotes e Religiosos do mundo inteiro, a fim de que celebrem com intensa alegria e muitos frutos espirituais o vosso Natal, vinde, Jesus!
2. Para conquistar o coração de muitos jovens, a fim de reconduzir ao amor dos pais, os filhos revoltados e rebeldes, vinde, Jesus!
 3. Para cativar sempre mais o coração de nossas crianças, a fim de que cresçam em clima de fé, amor e respeito, vinde, Jesus!
5. Para confortar as famílias desamparadas, pobres, e sem possibilidades de terem um Natal mais confortável, a fim de que sintam a alegria vinda de vossa presença, vinde, Jesus!
6. Para confortar, libertar, curar e alegrar os enfermos e idosos, a fim de que o seu Natal seja feliz, apesar dos problemas e sofrimentos, vinde, Jesus!
7. Para manter sempre muito viva a amizade, a alegria e o amor entre nós, que desejamos vos celebrar com muita alegria e intimidade, vinde, Jesus!
8. Para que em nossa comunidade paroquial, em nossa diocese e em nosso país, o Natal possa reavivar o amor de todos para com todos, vinde, Jesus!

Oração:
Senhor Jesus, nosso Deus, nosso amigo e Salvador, concedei-nos que pela celebração de vosso aniversário e nascimento, realizemos em nós um verdadeiro Natal. E que por esta celebração possamos renascer para uma vida de mais fé, de maior amor a vós e a todos os seres humanos, de mais união em nossas famílias, e de maior paz interior.
Vinde, Jesus Cristo. Estamos de olhar atento e de braços abertos para vos receber. Vinde e ficai sempre conosco, como nosso Deus, nosso Salvador e nosso mestre, nossa luz e nosso amigo. Vinde, estamos à vossa espera!
Maria, mãe de Jesus e nossa, preparai nossas vidas, assim como preparastes a vossa, para a chegada de Jesus. Ajudai-nos a abrir ainda mais os nossos corações ao vosso Filho, neste Santo Natal. Amém.

ABAIXO HÁ UMA SAUDAÇÃO 
A SER FEITA A JESUS 
NA CEIA NATALINA 
OU NO ALMOÇO NATALINO

1 Comentários:

Anonymous yanese disse...

Maravilhoso e belo ensinamento e orientação para um natal bem consciente

26 de dezembro de 2013 13:01  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial