3 de fevereiro de 2014

FRUTO DO ESPÍRITO SANTO
Amor para com o próximo
            Pelo fruto do amor, o Espírito Santo gera em nós o amor para com o próximo, sem distinção de pessoas. Porque nos revela o Pai, e nos convence de que somos todos “filhos do mesmo Pai”, o Espírito desperta em nós a “caridade” que é o amor ao próximo, porque é filho de Deus. Por este fruto da caridade, amamos com fidelidade e gratuidade aos que nos amam. Amamos com compreensão, compaixão e piedade aos que não nos amam, desejando vivamente a reconciliação, a paz e a fraternidade com eles. Amamos os pecadores, desejando sua conversão e salvação. Amamos os desconhecidos como “irmãos” que precisamos e queremos conhecer. Enfim, amamos a todos, movidos pelo fruto do amor-caridade. Amamos gratuitamente, sem esperar retribuição.
Pelo fruto do amor, passamos a nos amar a nós mesmos com um amor verdadeiro, baseado na realidade e na verdade daquilo que somos. Muitas pessoas não se amam. Não gostam de si. Nutrem auto condenações, remorsos e vergonhas de seus atos. O Espírito vai convencendo de que, apesar de tudo, Deus os ama muito. Leva-os a se aceitarem em sua história, a se perdoarem, a se aceitarem e finalmente a se amarem. Esta é uma obra importante do Espírito.

            É pelo fruto do amor que podemos obedecer com alegria aos ensinamentos de Jesus: “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos”; “Amai-vos uns aos outros como eu vos amo”; “Este é o meu mandamento: que vos ameis uns aos outros como eu vos tenho amado”; “amai os vossos inimigos”; “Se alguém vos bater na face direita, oferecei-lhe também a esquerda”. Só com a força do fruto do amor é que poderemos realizar essas manifestações de amor.

1 Comentários:

Anonymous yanese disse...

excelente

6 de fevereiro de 2014 22:43  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial