10 de março de 2014

Oitavo: “Não apresentar
 falso testemunho”
O espírito deste mandamento consiste na importância e necessidade da verdade, de sempre se usar a verdade em todos os relacionamentos humanos, desde os mais íntimos, como entre marido e mulher, pais e filhos, bem como para com todas as outras pessoas. Deus é a verdade. Revelou toda a verdade a seus filhos, e quer que estes aprendam, vivam, falem e propaguem a verdade.
Portanto, este mandamento nos chama a viver, a falar, a defender e a testemunhar a verdade dos fatos e dos acontecimentos, bem como a jamais testemunhar a favor da falsidade, da mentira, do erro, do crime.
Este mandamento exclui: ser ou apresentar testemunho falso, jurar falso, mentir, caluniar, difamar, maldizer, bajular, adular, revelar segredos confiados, não guardar segredos profissionais etc.

Oitavo Mandamento:
Diz Deus na Bíblia: Não levantarás 
falsos testemunhos contra o teu próximo.
  1. Você é um  caluniador, falando mentiras a respeito das pessoas? Caluniou pessoas de sua família? Prejudicou o bom nome de alguém com suas falsidades? Você é uma pessoa falsa?
  2. As suas mentiras causaram a alguém danos materiais, espirituais ou morais? Suas mentiras causaram brigas entre casais, pais e filhos?
  3. Você acreditou firmemente, sem provas suficientes, que alguém era  culpado das denúncias feitas contra sua moral ou seus atos?
  4. Você praticou a maledicência, atingindo o bom nome de alguém, revelando faltas autênticas, mas ocultas?
  5. Você revelou os pecados de outras pessoas?
  6. Você foi culpado de fazer intrigas entre pessoas? Suas  intrigas criaram problemas sérios entre casais? Entre pais e filhos?
  7. Você deu  crédito ou apoio à divulgação de escândalos sobre o seu próximo?
  8. Você jurou falso ou assinou documentos falsos? Com isso predicou pessoas, famílias ou comunidades?

1 Comentários:

Anonymous yanese disse...

Excelente

12 de março de 2014 22:07  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial